logo2018b

mente corpob

CONVIDADOS

flavio siteFlavio Kapczinski

Psiquiatra pela UFRGS, realizou seu Ph.D. em psiquiatria na Universidade de Londres (Reino Unido) e pós-doutorado na Universidade McGill, no Canadá.

Suas principais áreas de interesse são o transtorno bipolar, biomarcadores e neuroprogressão. Até o momento, tem publicados mais de 430 artigos (mais de 23 000 citações, IF = 82 - Google Scholar) e recebeu inúmeros prêmios e financiamentos para pesquisa.

Seu trabalho foi pioneiro no campo das alterações que ocorrem entre mente e corpo nos transtornos mentais. O conceito de neuroprogressão – o remodelamento patológico do cérebro durante transtornos mentais graves – ajudou-o a criar um modelo de estadiamento para o transtorno bipolar. Modelos de Neuroprogressão e estadiamento estão agora sendo testados em vários transtornos mentais. Em 2009, criou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnolgia Translacional em Medicina (INCT-TM), o qual coordenou até o final do seu mandato em 2015.

Em 2013, tornou-se membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências. Em setembro de 2016, iniciou na Universidade McMaster, no Canadá, como Professor Titular, e no ano seguinte, como Diretor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências. De acordo com a Thomson Reuters, Kapczinski é uma das mentes mais influentes no campo da psicologia e da psiquiatria em todo o mundo.

 

CONHEÇA OS DEMAIS CONVIDADOS
REALIZAÇÃO

celg2hospital clinicas

ufrgs

 

APOIO

aprs sppa

 
ORGANIZAÇÃO

salahum cor2

© 2018 CELG - Centro de Estudos Luis Guedes